terça-feira, 12 de julho de 2011

O caminho do álcool no organismo


Logo que o etanol é ingerido, rapidamente começa sua absorção pelo organismo, se o estômago estiver vazio, esta absorção ocorre cerca de 6 vezes mais rápido do que se estivesse cheio.Como o etanol é bastante solúvel em água,ele penetra facilmente na corrente sangüínea,distribuindo-se por todas as partes do organismo. Em nosso organismo o etanol passa pelas seguintes etapas:

·               Absorção;
·               Distribuição;
·               Biotransformação;
·               Eliminação;





Absorção: Antes de ser absorvido ele fica armazenado em compartimentos aquosos do organismo, principamente no intestino delgado. Onde recebe a primeira ação de acidos e começa a se transformar e bio plasma. Em presença de alimento o pico ocorre de 1 a 6 horas após a ingestão. (diminui a absorção) devido a aglomeração ao bolo alimentar. 
     
Distribuição: O álcool absorvido do trato gastrintestinal passa primeiro pelos rins depois é levado para o coração onde é distribuído por circulação arterial para todo o organismo incluindo pulmão e cérebro. A mesma quantidade de álcool que atinge o cérebro é a mesma que chega aos pulmões.

Biotransformação: etanol - Álcool desidrogenase - Acetaldeído - Acetaldeído Desidrogenase - Acetato .

Entre 90% e 98% do etanol ingerido São biotransformados pelo fígado através de reação de oxidação.
A quantidade de etanol oxidada em um certo intervalo de tempo é proporcional ao peso corpóreo do indivíduo. Um adulto biotransforma em média cerca de 120 mg/kg por hora, ou seja, de 6 a 10 gramas de álcool.
 A principal via de transformação do álcool envolve o álcool desidrogenase (AD) enzima que contém zinco e que catalisa a conversão do etanol para acetaldeídoO álcool também pode ser biotransformado através de oxidação microssômica.
Em baixas concentrações de etanol a AD parece ser o principal sistema oxidante enquanto o sistema microssomal desempenharia papel mais importante em concentrações muito altas, especialmente em indivíduos que fazem uso regular de álcool.
O consumo regular de etanol também promove um aumento significativo da atividade de microssomas devido a indução enzimática. Outros fármacos também provocam indução enzimática deste sistema como barbitúricos.
Uma terceira via de biotransformação do etanol é a catalase que participa em 10% da biotransformação que também resulta em aldeído. Esta via é muito lenta.
O aldeído resultante das 3 vias é oxidado a acetato através de aldeído desidrogenase.



Eliminação: 95% do alcool presente na corrente sanguinea e metabolizado pelo figado, onde ocorrem os maiores problemas por absorção excessiva (cirrose hepatica, aglutinação do figado). Os outros 5% são eliminados pelo suor, leite materno e aparelho excretor. A eliminação ocorre a taxas constantes 15mL/h; se a ingestão ocorre em uma velocidade mais alta, ocorre acúmulo da concentração no sangue;

2 comentários: