Queijos & Vinhos by Fernando Diniz
Um grande mito, perpetuado por famosas parcerias do genero: Roquefort / Sauternes, Stilton / Porto...
Na verdade o queijo pode ser alimento problemático para o vinho. Sabor intenso e forte, Gordura, acidez, sal e textura viscosa...
Alguns queijos combinam todas essas características desafio para vinhos e papilas, de um modo geral, tintos secos sofrem mais que brancos secos, e os vinhos doces, tem em regra mais sucesso que os secos.
Devem ser bem doces e moderadamente encorpados. O poder dos doces fortificados, sobretudo o Porto tem merecida fama.
Queijos Duros
São os que permitem combinações com a mais ampla gama de vinhos, inclusive tintos secos de meio a muito encorpados, desde que não muito maduros, salgados fortes, se entendem bem com os vinhos tintos.
Queijos Macios
De casca aveludada ou lavada, estão entre os mais difíceis de combinar, quando não pasteurizados ou muito maduros Brie, Camembert, Pont l’évèque...
Para o bem de qualquer vinho, consuma-os antes que se tornem muito moles e intensos em sabor os cremosos ou gordurosos, pedem vinhos com boa acidez.
Queijos Azuis
Podem compor parcerias celestiais... Roquefort / Sauternes, Stilton / Porto
Evite o Danish blue e outros azuis muito picantes ou variedades lançadas como alternativa ao roquefort, corrosivas ou salgadas, cuidado!
Na dúvida, pense em Porto tawny maduro ou Bual Madeira ou em Tokay Aszú
Queijo de Cabra
Queijo de cabra fresco e Sauvignon Blanc, torna perfeitos o Poully-Fumé e o Sancerre, assim como o Sauvignon Blanc da Nova Zêlandia, aqui acidez combinando com acidez.
Entre os tintos Cabernet Franc do Loire seriam escolhas confiáveis.
Com um queijo de cabra maduro,mas não muito intenso em sabor, um Syrah maduro, se um tanto forte, vai bem.
Queijos defumados, parceria muito difícil...
0 comentários:
Postar um comentário