segunda-feira, 11 de julho de 2011

Gim


A origem do Gin é retratada por volta do século XVII. O médico e catedrático holandês Francisco de La Boe elaborou um elixir com finalidade medicianal a base de zimbro. Essa fruta foi escolhida por realmente possuir  efeitos benéficos ao sistema renal.
Porém, não resultou em um medicamento eficaz, mas possibilitou ao médico ser o criador da bebida destilada aromática mais conhecida do mundo.



Produção (Destilação)

O Gin é produzido através de vários cereais: milho, trigo, cevada e centeio às vezes melaço e arroz, à essas bases são adicionadas bagas de zimbro (elemento indispensável em quase todos os Gins). Na destilação, misturam-se os cereais tornando um mosto (massa) que será cozido e fermentado. Em seguida, é feita a destilação em alambiques do tipo Patent Still ou Coffey Still, que no mínimo devem possuir três colunas. A primeira destilação destina-se a purificar o espírito obtido, que é incolor, inodoro e muito forte (totalmente neutro). A esse espírito adicionam-se várias plantas aromáticas e por final, é destilado uma última vez em um alambique Pot Still destinado a obter o aroma ou paladar desejado.
O método mais rápido de aromatização do Gin (usado por alguns produtores), chama-se “mistura fria” e consiste em adicionar os aromatizantes e uma pequena porção de espíritos neutros para se obter uma forte mistura concentrada, que se dá o nome de “essência”.
Essa essência é exportada para países que fabricam Gin, sob licença, em cujo rótulo apareça a designação: “Disttiled Gin”. Embora não muito freqüente, pode-se encontrar outra designação em alguns rótulos: “Compound Gin” ou Gin Composto. A esse tipo de Gin é adicionado os aromatizantes sem a necessidade de nova destilação.

Tipos de Gin

Os tipos de Gin mais conhecidos do mercado são:

London Dry Gin:

O mais famoso entre todas as variedades de Gin. Muito seco e apresenta-se incolor.

Old Ton Gin:

O famoso “Tom Collins” era inicialmente feito com esse tipo de Gin que é mais adocicado. Atualmente é mais difícil de encontrar no mercado, por estar quase extinto.

Plymouth:

É um Gin seco e incolor, que durante muitos anos foi a bebida preferida da marinha inglesa. Tem aroma mais acentuado que o London Gin. Inicialmente produzido na escura abadia de Plymouth, ainda é produzido no mesmo local pelos descendentes da família que deu inicio a produção.

Sloe Gin:

Este Gin depois de destilado, recebe uma infusão de ameixas selvagens (sloeberries) que lhe dá um sabor diferente. É envelhecido geralmente em cascos de madeira escura. Sua graduação alcoólica é de aproximadamente 27º. É produzido na cidade de Plymouth, embora algumas empresas como a Gordon’s possuam uma linha de produção desse tipo de Gin.

Genever/ Gin Holandês:

O Genever deu origem ao gin atual. Era produzido inicialmente na Holanda, após a colonização Inglesa, o Genever começou a ser produzido na Inglaterra e o nome Genever foi substituído com um nome diminuto e de fácil pronúncia entre os ingleses: o famoso Gin. No entanto, devido a suas características, o Genever mereça uma análise mais profunda. O Genever também pode ser rotulado de “Hollands” ou “Schiedam” (nome da cidade Holandesa onde predomina a sua produção).

Curiosidades:

De onde vem o nome?

Em holandês, o Zimbro que é a erva que dá gosto a bebida, é chamado de Genever. Em francês Genievre e em inglês Gin.

0 comentários:

Postar um comentário