segunda-feira, 11 de julho de 2011

Tequila




Este spirit único e salgado é produzido exclusivamente no México. A Tequila é produzida através da fermentação de caules do Agave (uma espécie de xerófila largamente encontrada nos desertos do México). É uma romântica e apreciável bebida, que se distingue por um sabor seco e rústico garantindo corpo e características únicas. A Tequila ganhou status em 1950, quando um rumor errante espalhou que ela continha mescalina (toxina alucinógena encontrada na seiva do mezcal) associado ao ritual de beber tequila tornou a bebida uma das favoritas entre os americanos, logo então foi incorporada também nas misturas e deu origem a clássicos coquetéis como a Margarita, Brave Bull e Sangrita.




Por pelo menos 100 anos antes dos espanhóis invadirem o México, os Astecas já consumiam um destilado anterior à Tequila, denominado “pulque”, um vinho de baixo teor alcoólico feito da planta mezcal, que ainda é consumido no México. Logo depois, vieram os espanhóis, no início do séc. XVI, trazendo consigo a arte da destilação. Assim, a Tequila foi criada.

A Tequila foi importada legalmente para os Estados Unidos em 1870. Foi muito difundida pelos soldados americanos lutadores de Zapata durante a Revolução Mexicana em 1916. A proibição também ajudou a Tequila a ganhar popularidade nos Estados Unidos.

Produção

A base da planta do agave madura é vaporizada para que se extraia a seiva. A seiva é fermentada por 10 dias, produzindo o “pulque materno”. Isto é, adicionado a seiva e permitido a fermentação, produzindo pulque (vinho). O pulque é então duas vezes destilado em alambiques, e o resultante vinho mezcal pode ser exportado imediatamente como um spirit virgem “branco”, ou pode ser envelhecido em barris de carvalho para produzir um anejo ou produto envelhecido.
Tequila é para o Mezcal o que o Cognac é para o Brandy; Tequila é uma forma superior do Mezcal. Ela é produzida somente em duas regiões designadas do México, uma em volta da cidade de Tequila, e a outra na área de Tepatitlan, enquanto o Mezcal é produzido em regiões numerosas por todo o México.
Enquanto a Tequila é produzida somente de uma planta agave com colorido azul, a Agave Tequila Weber. O Mezcal pode ser feito de variedades diferentes do Agave. A produção de Tequila é contralada pelo Governo Mexicano por estritos padrões de qualidade que não são praticáveis ao Mezcal.



Tequila Ouro

Não há regulamentações mexicanas que controlem o tempo de envelhecimento deste produto, entretanto muitos produtores exigem que seja envelhecida em barris de carvalho branco de dois à quatro anos.

Tequila Anejo

Esta tequila “Reposada” deve ser envelhecida por no mínimo um ano em barris de carvalho.

Tequila Prata

Ceras para os tonéis são usadas para envelhecer este produto, que é mais maturado do que a tradicional (branca) mas ainda assim não tem cor.

0 comentários:

Postar um comentário